terça-feira, 3 de agosto de 2010

AGRICULTURA SUSTENTÁVEL

Conceituação Sobre Agricultura Sustentável por membros, usuários e terceiros da Rede de Agricultura Sustentável
_______________________________________
"É aquela onde o ciclo produtivo é fechado dentro da propriedade, havendo um equilíbrio energético (Entre produção e consumo), conservando os recursos envolvidos e com mínimo, ou nenhum, ingresso de energia externa derivada de combustíveis fosseis(adubos químicos, agrotóxicos, combustível, etc)".
Charles Seidel, Eng. Agrônomo
_______________________________________
Agricultura Sustentável é aquela quem contem responsabilidade com o meio ambiente e o ser Humano, na qualidade do gênero e preservação da Natureza .
Josias Albuquerque. U.V.A. (Univida J.Pessoa PB)
_______________________________________
"É aquela capaz de manter-se estável, independentemente da variação da bolsa de Nova York, já que produz gêneros diversificados e não produtos que todos também produzem; Usar os recursos que dispõe na propriedade, sem necessidade de comprar insumos, de forma que não fique dependente de empresas; Ser capaz de manter sua produção estável por longo prazo, levando em conta que cuida de seu solo e água, Fornece condições de crescimento intelectual aos seus trabalhadores, não tratando-os como mera mão de obra escrava; "
Walter Jose R Matrangolo
linha
Agricultura sustentável deve estar a serviço da saúde e da biodiversidade. - Sergio
_______________________________________
Agricultura sustentável tem que considerar aspectos socioeconômicos e culturais dos grupos sociais implicados. Não basta proteger e melhorar o solo ou a produtividade agrícola se não resulta em melhorias nas condições de vida das pessoas envolvidas. Portanto, agricultura sustentável é um conceito que implica aspectos políticos e ideológicos que tem a ver com o conceito de cidadania e libertação dos esquemas de dominação impostos por setores de nossa própria sociedade e por interesses econômicos de grandes grupos, de modo que não se pode abordar o tema reduzindo outra vez as questões técnicas.
Francisco Caporal
_______________________________________






É aquela que deixa lucro para o produtor e alimentos de boa qualidade para o consumidor”.
Solon <solon@nornet.com.br>
_______________________________________






Incorporam uma agricultura preocupada com o meio ambiente, aspectos sociais e sustentabilidade ecológica dos sistemas de produção.

Ricardo Miranda Braga" <rmbraga@alfa.dgmnet.com.br
________________________________________










Agricultura sustentável pode ser definida pela busca da maior produtividade possível com maior grau de preservação da natureza, incluído aí a preservação do solo, da água e do ar entre os ciclos produtivos.
 .
Fernando Marrey Ferreira" <Veja Mais e www.agrisustentavel.com/artigos/agrisust.htm
________________________________________
Significa que a produção de alimentos deve ter "efeitos negativos mínimos no ambiente e não liberar substâncias tóxicas ou danosas na atmosfera, na água superficial ou no lençol freático; deve preservar e restaurar a fertilidade, prevenir erosão e manter a saúde ecológica do solo". Sustentável também implica o uso da "água de um modo que permita aos aqüíferos se recarregarem e às necessidades de água do ambiente serem satisfeitas". Além dos cuidados com o solo, implica manter uma diversidade de culturas, usando controles naturais para as pestes, facilitando a economia local, promovendo boas relações com os vizinhos, em geral, preservando a saúde da terra e dos que nela vivem.

agro-ecologista americano Stephen Glliessman 
________________________________________
Agricultura sustentável é muito mais do que novas tecnologias. Agricultura sustentável é muito mais do que pacotes "verdes", impostos por grandes multinacionais aos produtores. Agricultura sustentável é muito mais do que políticas econônicas assistencialistas desenvolvidas pelo governo.
Agricultura sustentável é, na verdade, um conjunto de transformações sociais, cujo a principal transformação deve acontecer na consciência das pessoas. Educar o produtor para a cidadania, despertando-lhes o censo crítico e a consciência sobre os desafios de nossa sociedade, pode ser um dos principais caminhos para se chegar a uma agricultura economicamente equilibrada, ecologicamente correta e socialmente solidária e justa para todos.

Antonio lôbo- UEFS
________________________________________
É aquela onde existe uma conciliação entre produividade, lucratividade e preservação do meio-ambiente. Dentro da lógica capitalista da maximização dos lucros com o aumento irrefreável da produção, o trmo sustentável não se configura facilmente ante ao imediatismo do grande capital
Marlucio Bortoloto
________________________________________

Agricultura sustentável não é sinônimo de intenso uso de insumos modernos. Agricultura sustentável e, na verdade monitorar, avaliar e decidir o melhor momento de lançar mão de técnicas eficientes e que perturbem o menos possível o meio ambiente. 
Luiz Alberto Staut
(staut@cpao.embrapa.br)

O que são Alimentos Orgânicos? - Reportagem de Tulius para Programa Vida Boa da Sim TV

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

O VALOR DA AGRICULTURA ORGÂNICA

O valor da agricultura orgânica é medido pela sua preocupação em oferecer um alimento saudável, sem resíduos e na preservação do ambiente, fauna, flora e mananciais de água. No Brasil, há uma “overdose” no uso de agrotóxicos, contaminando os alimentos, o homem e a natureza.

· Segundo documentos da FAO, o Brasil é um dos países que mais exageram na aplicação de pesticidas, principalmente na horticultura. Em torno de 10.000 litros de caldas com agrotóxicos são aplicados anualmente por hectare na horticultura.

· Levantamento do Projeto Terra Viva (1996), contabilizou a aplicação em fruteiras de mesa, a média de 33,5 tratamentos anuais de fungicidas e 32 de inseticidas, num total de 65,5 aplicações durante aquele ciclo vegetativo.

DADOS DA EMBRAPA REVELAM QUE O CONSUMO DE AGROTÓXICOS NO BRASIL CRESCEU 44% EM 10 ANOS (1993-93). O GASTO DE 1,0 KG/HA DE PESTICIDAS EM 1983 PASSOU A SER DE 1,44 KG/HÁ. NO ENTANTO:

· As perdas causadas por pragas e doenças não sofreram redução drástica, e os ganhos de produtividade foram restritos.

· A contaminação dos alimentos, do meio ambiente e os casos de intoxicação no trabalhador rural, cresceram de forma significativa neste período.
____________________________________________

DEFENSIVOS ALTERNATIVOS E NATURAIS

Valor: R$ 39,52

Na agricultura ecológica, quando ocorre o desequilíbrio nas plantas, com ataque de pragas ou doenças, são recomendados somente o emprego de produtos que não contaminem a planta, o homem e o ambiente. Esses chamados defensivos alternativos e naturais, tem baixo impacto ambiental. Sua ação benéfica, não favorece o surgimento de patógenos resistentes. Possui baixa toxicidade aos inimigos naturais e mínimo efeito sobre o ambiente e o homem. O agricultor deve manter o controle dos teores de macro e micronutrientes nas plantas, evitando a aplicação em excesso. Além dos extratos de planta, como o alho, fumo, cavalinha, pimenta, nim, etc., podemos usar produtos naturais, como os biofertilizantes, sabão, pó de rocha, argila, cinza de madeira, etc. Outros produtos muitos utilizados são as caldas cúpricas e de enxofre. O cobre aplicado em mistura com a cal, forma as caldas Bordalesa e Viçosa, que tem ação fungicida, com maior adesividade nas folhas. A cal permite sensível redução na lavagem pelas chuvas, quando comparado com os fungicidas cúpricos Oxicloreto de Cobre, Óxido Cuproso e Hidróxido de Cobre. Tal propriedade evita a contaminação dos solos e dos mananciais de água. Outra calda alternativa é a Sulfocálcica, com ação contra doenças (ferrugens) e pragas (insetos sugadores). 
___________________________________________
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.